Frete em marketplaces

0

É possível afirmar que os marketplaces estão em uma ótima fase de expansão no Brasil, dando mais força para o mercado de e-commerce no país. Não é novidade que a entrega é a etapa fundamental para que o consumidor tenha uma boa experiência com a marca, por isso a gestão do frete em marketplaces precisa ser cada vez mais eficiente.

Confira a seguir tudo sobre a gestão do frete em marketplaces!

Mas, qual é a importância? 

Depositphotos_66888203_m-2015_1.jpg1_

Uma eficiente gestão de frete é importante porque em caso de erros, na visão do cliente, a culpa é do site que ofereceu o produto, e não do serviço terceirizado. Assim, caso ocorra algum problema na entrega de um pedido, para o cliente, a responsabilidade é do marketplace. Questões desse tipo podem ser levantadas pelo cliente de forma legal, já que a compra foi feita por meio do seu portal. Sendo assim, é importante o acompanhamento da eficiência e a qualidade dos serviços de entrega que os parceiros oferecem. Para que uma gestão do frete em marketplaces seja eficiente, é preciso mudar o cenário atual investindo em planejamento, tecnologia, estratégia e inovação.

Muitos empreendedores têm investido na tecnologia para aumentar a produtividade e diminuir os custos. O uso de plataformas de gestão de fretes entra nesse grupo de oportunidades, pois é uma técnica que traz mais rapidez e melhora na produção.

Benefícios de uma boa gestão

Uma boa gestão possui vários benefícios, permitindo mapear de forma mais eficiente os process, identificar falhas e chegar processos de melhoria, além de planejar de forma mais estratégica as tarefas. Com as informações de frete agrupadas, a conferência e o compartilhamento de informações se tornam mais rápidas porque tudo é encontrado em um único local. Isso agiliza a comunicação entre as pessoas, os setores, os fornecedores e até mesmo com o cliente.

O controle dos fretes é fundamental para uma eficiente gestão no cadastrado e gerenciamento de transportes, conferência de documentação e acompanhamento de status dos pedidos. Ao investir na gestão de frete em marketplaces, seus processos se tornam mais rápidos e com menor chance de erros.

Várias opções de frete

marketplace-1200x675

Um equívoco muito comum em marketplaces é tentar começar os trabalhos somente com a tabela ou integração dos Correios. Quanto mais tempo você levar para perceber que a entrega com transportadoras é fundamental para a sustentabilidade do e-commerce, mais complexa será a sua operação, com gastos altos e dificuldade de implementar uma solução eficaz.

Como fazer a integração da tabela de frete?

Assim que um e-commerce decide trabalhar com determinada transportadora, essa empresa enviará as suas tabelas de frete, nas quais ficam registradas todas as condições para prestar os serviços, como valores para grandes centros e cidades do interior, fator de cubagem, gastos com pedágios, seguro da mercadoria, entre outras questões. No entanto, cada fornecedor tem o seu modelo específico e, consequentemente, suas oscilações de valores.

A falta de padrão nas tabelas é uma questão complexa para a gestão do frete em marketplaces, como integrar vários documentos (xls, doc, pdf) com diferentes dados, generalidades, formatações, entre outros. É aqui que uma plataforma de gestão de fretes entra para facilitar os processos.

Ferramentas de integração

Quando se dispõe de uma empresa especializada na automação do cálculo do frete, você não precisa se preocupar em padronizar cada tabela. As ferramentas de integração de gestão de frete comportam qualquer formato de tabela de frete de qualquer transportadora do mercado. Para isso basta encaminhar os dados para a plataforma de gestão.

É importante você entender que cada empresa tem uma negociação diferente com transportadoras e Correios, e essa negociação sofre alteração de acordo com o perfil da mercadoria, local do estoque, quantidade de entregas, etc. Podemos considerar como ideal que o marketplace ofereça exatamente as mesmas condições de fretes que os lojistas oferecem em suas próprias lojas.

Fonte: frenet 

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.