Fidelização de clientes no e-commerce

0

A fidelização de clientes no e-commerce é um assunto que deve ser tratado e discutido todos os dias, já que é a principal estratégia que pode ser tomada para garantir o crescimento do seu negócio e atrair novos clientes através da indicação e engajamento nas propagandas e ações de marketing. No comércio eletrônico é maior a probabilidade de encontrar perfis de consumidores em potencial, tornando ele mais promissor. Entretanto, alguns lojistas enfrentam desafios quando o assunto é fidelizar os clientes.

Manter o público em contato e interessado com a sua marca não é uma das tarefas mais simples, isso acontece por causa das grandes quantidades de ofertas e distrações proporcionadas pelo ambiente on-line. Porém, essa é a melhor estratégia para ganhar vantagem competitiva e ficar entre as empresas relevantes. Atualmente, as pessoas trocam informações umas com as outras, avaliam a qualidade de produtos e serviços, interagem com o lojista, mas a melhor parte é que tudo isso consegue ser feito sem sair de casa. Isto é, os consumidores estão pesquisando cada vez mais antes de realizar uma compra e alertam sobre essas percepções.

É de responsabilidade do lojista estabelecer mecanismos e táticas, com o objetivo de não só fidelizar os clientes que já conhecem e efetuaram compras no site da marca, mas também atrair e conseguir que novas pessoas saibam que seu negócio existe e é de alta qualidade.

A decisão de efetuar uma compra pela internet muitas vezes se da por causa da comodidade e praticidade que a ferramenta disponibiliza, uma vez que não é necessário ir até a loja, por isso é importante fornecer o melhor serviço. Muitos clientes desistem da compra, simplesmente, pelas formas de pagamento disponíveis. Pensando nisso, é indicado considerar opções além das do cartão de crédito.

Disponibilizar apenas esse formato de pagamento pode gerar prejuízos, já que nem todos são adeptos desse sistema. Nesse caso, ofereça outras possibilidades como débito em conta, transferência bancária, boleto e plataformas intermediárias (MoIp, PayPal, BCash, Pagseguro, Cielo).

Resultado de imagem para Fidelização de clientes no e-commerce

Crie promoções e eventos

No caso da promoção, você só deve se atentar para detalhes como:

  • público a ser atingido;
  • estoque;
  • planejamento do lucro;
  • prazo de vigência da atividade;
  • divulgação do evento.

Quanto aos tipos de promoções, você pode implementar:

  • desconto do valor ou porcentagem (R$ 20 ou 15%);
  • cupom de desconto (primeira compra ou posterior);
  • desconto progressivo (baseado pela quantidade de itens);
  • datas sazonais (Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, Dia das Mães);
  • frete grátis (por período, acima de determinado valor);
  • leve 2 e pague 1 (o segundo produto o cliente não paga);
  • promoções exclusivas (seguidores do Instagram, Facebook);
  • promoção relâmpago (apenas um dia, uma semana).

Imagem relacionada

O processo de fidelização de clientes é árduo, portanto todo o esforço empregado nessas etapas deve ser valorizado. O perfil do cliente de hoje é bem diferente do de 20 anos atrás. A maioria das pessoas consomem e produzem conteúdo. Logo, qualquer entrave comunicado por elas, nas plataformas virtuais, pode refletir significativamente nos negócios.

Por isso, ampliar os canais de comunicação com o público também é uma forma de trabalhar o relacionamento com o cliente. Afinal, ele precisa se sentir seguro e amparado. Pois, embora a negociação comercial seja efetuada on-line, é importante que ele saiba onde e como achar a sua empresa.

Fonte: frenet

  • Share this post
Previous Post