Facebook vs. Conteúdo Fake

Markito continua empenhado em fazer do Facebook um lugar das notícias que interessam. O novo desafio, agora, é avisar os usuários sobre informações falsas, hoaxes e piadinhas que circulam pela rede com cara de notícia de verdade.

Dias atrás entrou em vigor uma das opções de ‘denúncia’ de um post – aquela que aparece quando você clica na setinha do lado do post – a de avisar que aquela postagem está espalhando uma notícia falsa.

Depois que um determinado número de pessoas der esse aviso, o Facebook irá incluir uma legenda avisando os usuários de que muita gente apontou aquele conteúdo como fake.
Outra métrica usada pela rede social será o número de postagens deletadas, daquelas que alguém mais desavisado compartilhou com os amigos, mas que removeu depois de ficar ciente de que se tratava de uma brincadeira ou piada.

É interessante notar que as postagens não serão excluídas, nem existe menção a diminuição do alcance. O ponto principal é alertar os usuários sobre a ‘não-veracidade’ daquele conteúdo.

O Facebook também esclareceu que sites satíricos e cômicos, como o The Onion ou o Sensacionalista, não costumam ser reportados. Pelo visto, o radar de ironia das pessoas continua funcionando, e não existe exatamente uma necessidade de denunciar o conteúdo de um site que se diz “isento de verdade”, não é mesmo?

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.