Diferenças entre B2B e B2C

0

Dentro do E-commerce, esse dois termos tem grande relevância.

B2B (Business to Business) é a sigla utilizada para definir combinações comercias entre empresas. Ou seja, é uma plataforma de E-commerce onde a empresa comercializa seus produtos para outra empresa em forma de revenda, transformação ou consumo.

B2C (Business to Commerce) refere-se a combinação comercial entre empresa e consumidor em forma de consumo.

Muitas empresas acabam praticando as duas modalidades ao mesmo tempo, o ambiente do e-commerce continua o mesmo, como é o caso de Indústrias que vendem para o consumidor através de Distribuidoras ou Atacados.  No entanto, as políticas de preço, quantidade e forma de pagamento são calculadas de forma diferente. No B2B, por exemplo, os impostos de vendas são calculados automaticamente na realização do pedido devido a tributação da origem e destino das mercadorias.

Tamanho do Mercado

B2B: Acaba se tornando menor e mais seletivo.

B2C: Geralmente é grande e com alta dispersão demográfica.

Compra

B2B: A decisão de compra requer a atenção de diversas áreas da companhia. Deve ser planejada e atende as verdadeiras necessidades.

B2C: A compra é caracterizada por sua forma individual e impulsiva, já que o consumidor está exposto a adquirir o produto ou serviço para suas necessidades e desejos.

Estratégia de Marketing

B2B: Um maior detalhadamento e personalização afasta essa modalidade de utilizar meios massivos. O marketing pessoal requer mais atenção e seletividade.

B2C: Geralmente utiliza-se meios massivos de publicidade, inclusive online para ressaltar as características do produto/serviço setor de consumo.

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.