Design Responsivo | Será que todo mundo precisa?

0

 

Quando a febre de criarem versões mobile dos sistemas e websites começou , diversas empresas gastaram um bom dinheiro para aderir à ‘moda’, sem saber qual era a real necessidade de se ter uma versão mobile para seus negócios (sites, sistemas, etc.).

Muitos não sabem, mas a maioria dos browsers para dispositivos móveis fazem um bom trabalho em websites que não tem a versão mobile. Hoje em dia, quando fazemos a navegação em qualquer website, temos uma ótima experiência. Além disso, criar um site compatível com mobile não é apenas deixar bonitinho. Existem diversos outros fatores que são tão ou mais importantes que este.

Os aparelhos móveis já são por natureza mais dinâmicos que os desktops. Sendo assim, nos fazem querer os resultados mais rapidamente.
Se você quiser acessar um site desenhado apenas para desktops e ele for rápido, isso vai lhe fazer feliz, com certeza. Agora, existem sites mobile que foram apenas adequados e isso não é produzir um site mobile.

Isso não quer dizer que os sites de versão mobile não importam. Pelo contrário, importam e muito. Nunca se esqueça que a experiência do usuário é muito melhor se houver versão mobile, porém, não adianta ter uma versão mobile se o site demora muito pra carregar. O desenvolvedor deve saber lidar com as adaptações de imagens (não só o redimensionamento), saber usar de maneira inteligente as fontes, as estruturas…

O foco deve ser: buscar a melhor experiência possível do usuário no seu dispositivo.

O responsive web design deve ser utilizado para levar a experiência do usuário para outro nível, e não porque está todo mundo fazendo. Por isso, pensar nas versões mobile primeiramente antes de começar seu trabalho faz com que  os objetivos mais importantes sejam enfatizados, para assim aplicar também em desktops, tablets, TV’s, entre outros.

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.