Desafios das lojas virtuais no seu primeiro ano

0

Criar um e-commerce costuma ser uma tarefa difícil, mas ao mesmo tempo uma grande conquista do empreendedor que apostou e investiu no setor de comércio eletrônico. Sendo assim, é necessário que tudo seja pensado e analisado com muito cuidado e pesquisando cada detalhe, já que tudo pode alterar o resultado final. É importante desenvolver uma estratégia de negócio, pois assim será possível garantir que o seu e-commerce supere os maiores desafios a serem enfrentados.

Confira os maiores desafios enfrentados pelas lojas virtuais que estão iniciando no e-commerce:

Resultado de imagem para Os 5 maiores desafios das lojas virtuais em seu primeiro ano

Gerar visibilidade para o site

A visibilidade de sua loja virtual é muito importante, por isso merece muita atenção. Em geral, as compras realizadas pela internet começam a partir de uma pesquisa nos mecanismos de busca. Se você deseja visibilidade para o seu site, é necessário que ele esteja bem posicionado nas ferramentas de pesquisa.

Para aumentar de forma correta e rápida a visibilidade, realize uma pesquisa sobre o seu e-commerce nos mecanismos de busca. Descubra em qual posição ele aparece, se é no início das pesquisas ou no final da página. Registre seu negócio no Google index e no Google Shopping. Desta forma, toda vez que o seu cliente fizer uma busca que esteja relacionada ao seu negócio sua página será exibida. O uso de palavras-chaves pode ser um fator importante, já que ajuda o seu site a ficar melhor colocado em buscas na internet.

Aquisição de novos clientes

Junto com o e-commerce surgiu um novo consumidor, mais crítico e seletivo, antes e depois de concluir a compra. Para deixar o seu negócio mais atrativo, ofereça a melhor experiência de compra possível. Todo consumidor gosta de produtos de qualidade a um preço acessível, mas uma melhor experiência tem a ver com outros fatores, que considerem as expectativas de quem realiza uma compra na loja virtual. Ainda existem certos receios de novos consumidores com relação ao preenchimento de dados financeiros e também em relação ao recebimento do produto, a importância de um design responsivo, que possibilite que o processo de compras seja o mais simples, rápido e seguro possível, para aumentar o número de vendas. Disponibilizar ferramentas que facilitem a conclusão da compra e oferecer diferentes opções de pagamento, também, são uma boa alternativa para atrair novos clientes.

Fidelizar os clientes antigos

Aproveite os retornos positivos de clientes que já realizaram compras em sua loja virtual. Se você realizou um bom trabalho, incentive os comentários desses compradores! O pós-venda também precisa ser parte de sua estratégia de marketing. Valorize o seu consumidor, deixando sempre claro o quanto ele é importante para o seu negócio. Envie e-mail de marketing focando no seu relacionamento com esse consumidor sem deixar de apresentar as novidades do seu site e um desconto especial.

Aumento do ticket médio de cada cliente

Sua loja virtual pode ver o faturamento crescer com o aumento do ticket médio de cada cliente. Primeiramente, ofereça a possibilidade de compra conjunta, indicando para o cliente que a compra de um kit é mais econômica do que a aquisição individual. O frete grátis e os descontos também são bem-vindos, é importante mostrar ao cliente o quanto ele pode economizar, para estimulá-lo a consumir mais.

Desenvolver estratégias

Por mais que você ofereça o mesmo produto ou serviço de uma loja física, o seu e-commerce deve ser planejado de acordo com as demandas específicas da venda online. Reveja seu planejamento e gestão elaborados no início e veja se ele ainda é viável depois do primeiro ano de funcionamento. Nesse momento, você já terá conquistado alguma experiência no negócio e, certamente, poderá implementar melhorias para gerir melhor seu e-commerce.

Fonte: frenet

 

 

 

  • Share this post
Previous Post Next Post