Como gerenciar um estoque?

0

Em uma matéria para o site E-Commerce Brasil, o João Paulo Arraes, Sócio Diretor Financeiro da Bis2Bis Comércio Eletrônico, explica como funciona um gerenciamento de estoque e quais os cuidados necessários para ter a garantia de sucesso para o seu negócio. Confira:

“Gerenciar um estoque com inteligência é um dos itens essenciais para garantir o sucesso de uma loja virtual. Não é apenas nas lojas físicas que são necessários planejamento e controle rígido do estoque de produtos. Em um e-commerce esse cuidado também é fundamental. É preciso que se invista com inteligência no estoque e que se tome cuidado para não ficar com produtos encalhados. Um estoque bem gerenciado é garantia de êxito para o seu negócio.

Para que sua empresa dê certo, planejamento é um item essencial. Você realmente se preocupa com os produtos que tem no estoque? É necessário ter um controle rígido do que sai e do que entra e relatórios quinzenais ou mensais de como se comportam os produtos na loja. Fique atento àqueles itens que tem mais saída e invista neles. Tente entender também como se comportam os seus clientes. O que eles procuram? O que eles querem comprar? Qual é a época do mês em que você tem mais vendas? Todas essas informações garantem um gerenciamento mais inteligente das mercadorias.

Produtos perecíveis – Caso você trabalhe com esse tipo de produto, o importante é ficar atento às datas de validade. Tenha sempre em mente que você deve entregar produtos frescos ao seu cliente e que em hipótese alguma ele pode receber produtos que estejam próximos de vencer. Cheque periodicamente o seu estoque e certifique-se que você não irá perder mercadorias por descuido. É também interessante perceber os produtos que tem menos saída e criar estratégia para que eles sejam vendidos.

Cupons de desconto (ou vendas casadas) – esses meios costumam funcionar para se livrar do estoque parado. Colocar um produto pouco vendido em venda casada com um campeão de vendas pode te render bons frutos. Mas, o mais importante é ter planejamento. Tente entender como o seu público se comporta e invista em produtos que tem boa aceitação. Isso também evita que se tenha um estoque parado por muito tempo.

Produtos mais vendidos – Certifique-se sempre que estão com bom estoque e que nenhuma mercadoria fique esgotada por muito tempo. Quando um cliente procura algo para comprar e não encontra, ele acaba recorrendo a outra loja e isso pode trazer problemas para o seu e-commerce. Um estoque bem gerenciado é garantia de sucesso. Investir em softwares E-RP que controlam a entrada e saída de produtos também pode ser uma boa solução para ter sempre controle dos seus produtos.

Conservação – Mantenha sempre os produtos bem conservados e verifique sempre se eles estão em bom estado. Enviar um produto com defeito para o cliente além de ser ruim cria propaganda negativa. Até você conseguir resolver o problema, ele já pode ter relatado o problema a amigos ou nas redes sociais e isso pode trazer prejuízos à sua loja. Por isso, cuidados básicos com armazenagem e com o envio do produto são essenciais.

Investir em uma loja virtual exige planejamento e, acima de tudo, cuidado com todas as etapas da venda. Um estoque bem gerenciado é com certeza garantia de sucesso para o seu negócio. Vale a pena se atentar aos pequenos detalhes e se organizar. Você só tem a ganhar.

Fonte: E-Commerce Brasil

  • Share this post
Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.