5 questões mais importantes para o consumidor de e-commerce no Brasil

  • Home
  • Sem categoria
  • 5 questões mais importantes para o consumidor de e-commerce no Brasil
0

Confira 5 questões mais importantes para o consumidor de e-commerce e entenda seus clientes

O mundo mudou sua forma de comprar e o consumidor acompanhou esta mudança. Hoje, os consumidores já tem suas exigências na hora de comprar em um e-commerce, e muitos só fazem a compra quando a empresa atende à seus “requisitos pessoais”. Segundo dados de uma pesquisa da Total Express, realizada em parceria com a Wayra Consultoria, os consumidores desejam, no geral, ter uma experiência de compra onde o monitoramento da entrega seja constante e com informações confiáveis.

A pesquisa buscou entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas de e-commerces no Brasil e ouviu mais de 800 pessoas em todas as regiões do país. O levantamento feito, serve como uma ferramenta essencial na busca de melhorias para o segmento de e-commerce, que merece atenção até nos mínimos detalhes para oferecer uma boa experiência de compra para o consumidor.

Confira abaixo os principais desafios do setor:

1) Aviso de entrega

O cliente final (66,5%) considera essencial ser avisado sobre as etapas de entrega de seu pacote, principalmente, quando ele já saiu do centro de distribuição e houve alguma tentativa de entrega em sua casa. Para a grande maioria dos entrevistados, saber onde se encontra o produto é primordial para confiar no processo de recebimento.

2) Tempo de entrega

Apesar de parte da população (49%) estar satisfeita com as opções disponíveis hoje no mercado, que oferecem um intervalo de 2 a 7 dias para entrega, 51% do público ouvido gostaria de receber serviços mais sofisticados. Essa parcela preferia entregas no mesmo dia ou em até 2 dias úteis.

3) O cliente pagaria mais por novos serviços de frete

Quando questionados se estariam dispostos a pagar mais pelas comodidades, 61% dos respondentes afirmaram que o fariam se pudessem ter recebimento imediato da encomenda e 52% disseram que poderiam pagar um valor a mais para a entrega programada.

A evolução do processo de entrega ainda está em fase de adaptação para muitas lojas virtuais, e na contramão, a maioria dos consumidores cada vez mais exigem um formato de entrega ágil, e o grande fator que pode impulsionar esta mudança é a disposição do cliente em pagar um valor maior para uma entrega personalizada. Será que estamos perto de um avanço nesse quesito? Resta esperar para ver se o mercado consegue se adaptar.

4) Conhecimento da empresa transportadora

Um dos detalhes mais importantes da pesquisa é que 88% dos entrevistados gostariam de ser informados pelo site de e-commerce sobre qual transportadora é utilizada para fazer a entrega.

Neste ponto, é extremamente crucial escolher uma empresa de confiança e credibilidade para fazer as entregas da sua empresa. Um levantamento feito pela ABComm, no primeiro semestre de 2014, revelou que 61% das lojas online brasileiras sofreram alguma reclamação referente a atrasos na entrega de mercadorias — principalmente quando o cliente pagou por esse frete.

5) Comprometimento, prazo e preço: fatores decisivos para a escolha

Nesse cenário, a partir das empresas informadas nos sites de compra, 62% do público levaria em consideração o cumprimento do que foi prometido em outras ocasiões, seguido pelo prazo prometido (59%) e preço de frente (42%) para a escolha na hora de fechar o pedido.

Fonte: Ecommerce Brasil

Previous Post Next Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.  Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.